Você já sentiu que precisa sorrir, mesmo quando se sente deprimida? Já lhe disseram para “olhar para o lado positivo” quando se deparar com uma situação complicada? Se sim, provavelmente você foi vítima de positividade tóxica!
Vamos explorar o lado não tão bonito da positividade tóxica e como ela pode impactar negativamente nossa imagem corporal e confiança.
O que é positividade tóxica?
A positividade tóxica é como um vírus despreocupado que se espalha e faz as pessoas pensarem que precisam ser superpositivas o tempo todo! É como fingir que nada de ruim acontece e que ninguém tem sentimentos negativos. Mas, na verdade, é como tentar enfiar uma estaca quadrada num buraco redondo – não funciona e é tão bobo!
Por que a positividade tóxica não é saudável?
A positividade tóxica não é saudável porque incentiva as pessoas a ignorarem suas emoções negativas e afastarem seus pensamentos e sentimentos, em vez de lidar com eles de maneira saudável. Isto pode levar a mecanismos de enfrentamento prejudiciais, como abuso de substâncias ou outras formas de comportamento autodestrutivo. Além disso, pode levar a sentimentos de culpa e vergonha por ter emoções negativas, o que pode causar ainda mais sofrimento psicológico.
Agora que temos uma compreensão mais clara da positividade tóxica, a próxima pergunta é… como isso afeta nossa imagem corporal e confiança? Há dias em que simplesmente sentir que “não é isso” está tudo bem porque essa é a realidade. Vivenciamos uma montanha-russa de emoções e é importante processá-las, em vez de mascará-las com uma falsa felicidade.
Ser capaz de reconhecer seus verdadeiros sentimentos permite que você esteja mais em contato consigo mesma. Imagine acordar no primeiro dia da menstruação e sentir cólicas e inchaço, ou sua pele começar a estourar e, pior, você está se sentindo indisposta e alguém lhe diz “Não se preocupe, seja feliz!” ou “Poderia ser pior”. Seriamente? Esses comentários simplesmente precisam parar. Não estamos aqui para isso, ok?
A positividade tóxica pode ser uma ferramenta poderosa quando usada corretamente, mas também pode ser prejudicial quando levada longe demais. Quando usado de maneira errada, pode levar a expectativas irrealistas que podem levar à infelicidade. É importante estar atenta à forma como usamos a positividade em nossas vidas e ser honestas com nós mesmas sobre nossos sentimentos. Ao encontrar um equilíbrio entre realismo e otimismo, podemos criar um ambiente no qual podemos prosperar e ser verdadeiramente felizes.